sábado, 16 de agosto de 2008

Surpresas no 1° dia das finais em Pequim.



Começaram neste sábado em Pequim as tão esperadas disputas pelas medalhas.
O que se pôde ver foram regatas belíssimas, com os remadores se superando nos metros finais e proporcionando muitas surpresas e chegadas incríveis.

Os medalhistas deste 1° dia foram:

W1X - Skiff Feminino
OURO - Bulgária
PRATA - USA
BRONZE - Bielorrúsia


M1X - Skiff Masculino
OURO - Noruega
PRATA - República Tcheca
BRONZE - Nova Zelândia


W2- 2 sem feminino
OURO - Romênia
PRATA - China
BRONZE - Bielorrússia


M2- 2 sem masculino
OURO - Austrália
PRATA - Canadá
BRONZE - Nova Zelândia


W2X - Double-skiff feminino pesado
OURO - Nova Zelândia
PRATA - Alemanha
BRONZE - Grã-Bretanha


M2X - Double-skiff masculino pesado
OURO - Austrália
PRATA - Estônia
BRONZE - Grã-Bretanha


M4- 4 sem masculino
OURO - Grã-Bretanha
PRATA - Austrália
BRONZE - França

Obs. Na minha opinião as surpresas foram a vitória da Bulgara NEYKOVA Rumyana no skiff feminino e também do Norueguês TUFTE Olaf, agora bi-campeão olímpico no skiff.
Rumyana bateu a bi-campeã olímpica e multi campeã mundial KARSTEN Ekaterina, que vinha como favorita por ter vencido os últimos 3 campeonatos mundiais e também as copas do mundo neste mesmo período.
Já no skiff masculino o favorito era DRYSDALE Mahe, que havia vencido os 3 últimos mundiais e ainda havia vencido a duríssima seletiva de seu país contra o campeão olímpico WADDELL Rob .
Estes favoritos ficaram apenas com a medalha de Bronze, provando que numa olimpíada nem sempre os favoritos levam a melhor.

Sem surpresa nenhuma a romena ANDRUNACHE Georgeta conquistou seu 5° ouro olímpico e parte amanhã na prova do 8 com para tentar a sexta douradinha da carreira. Ela que competiu em Sydney 2000 e Athenas 2004 nas provas do 2 sem e do 8 com vencendo em todas, agora tenta repetir o feito e se tornar a primeira remadora de todos os tempos a se tornar tri-campeã olímpica em duas provas numa mesma edição dos jogos.

Outro exemplo de superação foi o remador estonês JAANSON Juri, que mesmo com quase 43 anos de idade conquistou mais uma medalha olímpica para a sua coleção. Desta vez foi uma prata na prova do double-skiff pesado. Provando que nesse esporte a idade não tem impedido ninguém de continuar competindo em alto nível.

Amanhã teremos as últimas finais. Serão mais 7 provas muito emocionantes.
Acompanhem ao vivo em: http://www.worldrowing.com/index.php?pageid=116

Ou veja os resultados em:
http://results.beijing2008.cn/WRM/ENG/Schedule/RO_2008-08-17.shtml

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimos seus comentários sobre o primeiro dia de finais.
Amanhã tem mais.
Abraço.
Ronaldo carvalho.

Anônimo disse...

Realmente, os favoritos (em sua maioria) acabaram ficando sem o ouro, o que mostra o equilibrio das provas e, como o Gibran mesmo disse, que nem sempre o favorito leva a melhor.

Destaque positivo para a participacao do double feminino (Camila e Lu), que em sua primeira olimpiada ficaram em 15o lugar e para a evolucao do tempo da Fabi.

abracos