quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O Remo segundo Redgrave.


O remo é, essencialmente, um esporte de resistência de força, requerendo períodos de atividade em competições que variam de poucos segundos (como os "bumps" à moda Oxford) até meia-hora (nas regatas de longa distância, no outono/ inverno).
Os movimentos corporais do remo são diferentes de qualquer coisa que exista na vida normal (como correr e saltar, por exemplo), por isso aqueles que se iniciam no remo podem alcançar grandes progressos nos primeiros tempos, se forem adequadamente treinados.
É necessário muita técnica para fazer andar um barco de competição e acredito que o tempo gasto na água deve ser aproveitado para desenvolver essa técnica.
O treinamento para a forma física será melhor realizado onde possa ser controlado e onde os progressos possam ser medidos e registrados.
TREINAMENTO NO ERGÔMETRO
O remoergômetro pode ser usado com bons resultados, pois combina o treinamento cardiovascular com movimentos muito próximos do remo.Aspectos técnicos podem ser analisados pois quanto melhor for a técnica, mais benéfico será o exercício.
Para conseguir grandes ganhos em força e resistência, uma sessão no remoergômetro deve finalizar com um "sprint", para fornecer o máximo estímulo de treinamento.
Para melhorar os efeitos cardiovasculares, a sessão no remoergômetro deve durar pelo menos 10 minutos e a pulsação deve estar na faixa de trabalho condizente.
Uma hora de trabalho no remoergômetro tem um efeito insignificante sobre a capacidade para se remar uma prova.
Distância, tempo e outros dados devem ser anotados ao fim de cada sessão.
EXERCÍCIOS CALISTÊNICOS
Calistênicos são exercícios onde se usa o próprio peso corporal como resistência, usualmente sob a forma de circuit-training.
Em qualquer exercício cuja amplitude de movimento seja total, ele será eficiente se o músculo falhar na 8ª ou 10ª repetição. Quando se faz um número maior de repetições, trabalha-se mais para se obter menos(parte das fibras musculares não será recrutada).Se o músculo não for exigido até falhar, o efeito ótimo de treinamento não será alcançado.Por outro lado, se após o músculo ter falhado fizermos mais repetições, haverá grande probabilidade da performance piorar.
Calistênicos são de utilidade muito limitada.É preciso um grande número de repetições para atingir a fadiga.A eficácia do exercício é gradualmente diminuída, enquanto o gasto energético total é aumentado("lei do retorno diminuído").
Se as pessoas não souberem se exercitar, os efeitos do treinamento serão duvidosos.
A especificidade do treinamento também deve ser lembrada quando se fala de calistênicos.Apoios sobre o solo bem feitos são um ótimo treino para quem vai participar de uma competição desse exercício, e nada mais que isso.
TRABALHO COM PESOS
Há máquinas que foram desenhadas especialmente para trabalhar certos grupos musculares e proporcionam uma resistência segura, controlada e medida.Os pesos podem ser escolhidos para fornecerem a melhor sobrecarga em qualquer músculo ou grupo muscular.
O treino com pesos ideal deveria ser feito logo após um trabalho de 5-10 minutos no remoergômetro,sempre na seqüência, enquanto os músculos ainda estão quentes e a pulsação na faixa de treinamento.
Exercícios adequados para o remo devem visar os glúteos, coxas, lombar, peito e braços, cerca de 10 exercícios no total, alternando extensões com flexões (enquanto o agonista trabalha, o antagonista relaxa) e mantendo-se um trabalho aeróbico. Não mais de 40 minutos no total.
Antes de começar a sessão de trabalho com pesos, o corpo deve ser aquecido com um trabalho aeróbico e só depois deve-se fazer alongamento.Alongar um músculo frio pode causar-lhe danos.Alongue-o somente após o exercício, quando estará aquecido.
Os exercícios devem assemelhar-se com a atividade sendo treinada tanto quanto possível, para garantir os melhores resultados.
Cada exercício deve ser feito com a máxima amplitude de movimento (da completa extensão até a completa contração).
Os grupos musculares devem ser treinados na seguinte ordem: do maior para o menor, a saber: glúteos, coxas, costas, peito, pantorrilhas, ombros, braços e abdominais). Qualquer exercício, para ser realizado, depende de músculos menores e mais fracos e a fadiga prematura de qualquer desses limitará a carga sobre os maiores.
DICAS
Uma repetição típica envolve uma contração em velocidade constante e duração em torno de 2 segundos, e uma relaxação em torno de 4 segundos.
Não deixe o peso bater no chão ou em outro apoio(se estiver usando barras) ou sobre as outras placas(se estiver usando máquina), pois isso significa repouso para o músculo.
Não dê impulso ("roubar") para levantar um peso.Se por um lado eles facilitam o levantamento, por outro sobrecarregam a integridade estrutural dos tecidos orgânicos.
Faça repetições até que o músculo falhe.Se você pode fazer mais de 12 repetições com um peso, aumente a carga.Se só consegue fazer menos de 8, diminua a carga.Mas vá sempre até o ponto em que o músculo não consegue mais vencer a força da gravidade.
Nunca faça mais de uma série.Se você agüenta fazer mais uma série é porque não fez bem a primeira.Tentar uma segunda série pode causar um desgaste que ultrapassa a capacidade regenerativa do atleta.
Anote a data, a carga e o número de repetições de cada exercício, em cada treino.
Após treinar com pesos, alongue os músculos treinados, para evitar que suas fibras encurtem durante o período de recuperação.Alongar reduz o tônus, mas aumenta a flexibilidade muscular.
TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA
Costuma-se fazer muito treinamento de resistência, ou seja, exercício de fraca intensidade e longa duração.É perfeitamente inteligível que se queira aperfeiçoar a forma aeróbica, mas primeiro deve-se objetivar treinar para vencer a regata.
A distância mais eficiente de treino nunca é maior que a distância da prova e em muitos casos é até menor (os maratonistas, por exemplo, não treinam correndo 4 maratonas por semana).Treinar com cargas fortes de curta duração pode não aumentar tanto a resistência aeróbica, mas aumentará o condicionamento geral necessário para a regata.
A pergunta a ser feita é: você está treinando para melhorar sua resistência aeróbica ou está treinando para vencer uma regata?São objetivos diferentes que requerem formas diferentes de treinamento.Se resistência aeróbica for seu objetivo final, então treine com fraca intensidade até a exaustão.Mas se o objetivo for vencer uma regata, deve-se treinar visando esse objetivo e não perder tempo com coisas que não tem nada a ver.
RESUMO
Treinar é coisa muito pessoal.Todos nós temos corpos diferentes, fraquezas diferentes e objetivos diferentes.A motivação dos outros pouco nos influencia.Treine sempre em equipe, mas não espere que um mesmo esquema de treinamento seja adequado para duas pessoas.Se for, é porque uma delas não está treinando de modo ideal.
Monitore religiosamente o seu próprio progresso.O registro das marcas serão a sua motivação, quando a euforia do início desaparecer.
O treinamento pode lesionar, o que é desagradável.Minimize os riscos, treinando do modo mais correto possível e maximize os benefícios, permitindo ao seu organismo recuperar-se totalmente entre cada treino: dê-lhe repouso, alimentação e um sono pra ninguém botar defeito

2 comentários:

Unknown disse...

Puts! A gente treina tudo errado mesmo hein!! E não é um zé ninguém que tá falando né! Mas como podemos mudar isso?? Fazemos parte de uma instituição... só podemos obedecer ordens! É por isso que nosso esporte não vai pra frente nunca...
Muito boa matéria!
Beijoca!

mathias disse...

muito imteressante essa materia
no brasil agnt faz tudo errado mesmo
precisamos de um tecnico experiente
ou o brasil vai ser sempre isso
no remo.
grande abraço
saudaçoes esportivas.